Precursores da emancipação de Município


AUGUSTO MARTINS

Augusto Martins Reis nasceu em 7 de maio de 1893 em São Félix de Balsas - Maranhão, faleceu em 14 de dezembro de 1975 aos 82 anos em sua cidade natal. Era filho de Petrônio Martins Reis e de dona Maria da Conceição Martins. Augusto Martins foi politico e comerciante, e casou-se com Ana Sandes Martins. Foi o primeiro prefeito eleito pelo voto direto no município de Loreto MA. Primeiramente como nomeado, exercendo um mandato de dezembro de 1945 a fevereiro de 1946. Já 31 de janeiro de  1951 foi eleito pelo voto direto exercendo um mandato até 30 de janeiro de 1956. Filiado ao PDS, em suas gestões teve com vice-prefeito Antonio Martins Macedo (Tonico Martins). Instalou a energia elétrica a lenha em Loreto, e lutou pela emancipação de sua terra natal, São Félix de Balsas, pertencente a Loreto.
 

TONICO MARTINS

Antonio Martins Macedo (Tonico Martins) nasceu em 14 de março de 1910 em Loreto MA e faleceu em 28 de abril de 1967 aos 57 anos. Filho de Manoel Martins Reis e Josefa Antunes Macedo. Casou - se com Inês Sandes Macedo. Era político e comerciante. Foi por duas vezes vice-prefeito de Augusto Martins enquanto prefeito de Loreto MA, na gestão de 1945 a 1946, e na gestão de 1951 a 1956; e vice-prefeito de São Félix de Balsas MA na gestão de Francisco Martins Santos de 1963-1968. Tonico Martins foi prefeito de Loreto de 1º de julho de 1947 a 30 de janeiro de 1951 tendo como vice-prefeito Augusto Martins, sendo filiado pelo PDS. Foi um dos lutadores pela emancipação do município de São Félix de Balsas enquanto pertencente a Loreto juntamente com Augusto Martins, Manoel Pereira da Silva dentre outros. A escola Normal Tonico Martins em São Félix de Balsa fundada  com seu nome teve como primeira diretora, sua  filha, a professora Maria do Carmo Martins Reis. Foi quem construiu a estrada que liga Loreto a São Félix de Balsas.


HENRIQUE MARTINS – Biografia

Henrique Antunes Martins, natural de São Raimundo Nonato, cidade do estado do Piauí, nasceu no dia 4 de março de 1891, filho de Manoel Martins Reis e de Josefa Antunes Macedo.

Henrique Martins frequentou escolas em São Raimundo Nonato/Piauí, “primário incompleto”, e ainda jovem mudou-se para o povoado Porto que hoje é a atual cidade de São Félix de Balsas no Maranhão.

Henrique Martins casou-se com a Srª Inês Martins Sandes e tiveram duas filhas, e logo veio a óbito aos 36 anos de idade em 27/12/1927.

Era um homem de boas ações, perseverante, ativista, dinâmico, progressista e dedicado em tudo que se prestava a fazer. Foi um dos primeiros comerciantes de São Félix de Balsas, que com seus próprios recursos custeava professores leigos para alfabetizar crianças em idade escolar. Suprindo a necessidade de iluminar o seu lugarejo, implantou um sistema de iluminação à base de lampião os quais eram acesos costumeiramente às 18:00h e apagados às 21:00h. Fez uma doação de uma casa para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com intuito de melhorar a comunicação na região.

Nas datas cívicas costumava convidar a comunidade para atividades educativas e culturais hasteando a Bandeira Nacional Brasileira fazendo uso da palavra a respeito do evento histórico, despertando na comunidade o espírito de civismo e amor à terra onde morava e principalmente à sua pátria Brasil.

Na cidade de São Félix de Balsas, Henrique Martins é homenageado como patrono dando nome à escola da rede estadual de ensino Centro de Ensino Henrique Martins fundada em 3 de março de 1963 no governo de Nilton de Barros Belo.


Menção a Henrique Martins
(Por Francisco Martins)
 
Ele veio de São Raimundo Nonato
Município do Piauí,
Tendo apenas incompleto, o curso primário,
Em nossa terra ele chegou para progredir.
Henrique Antunes Martins
Com seus familiares, neste lugar a interagir
Se dispôs a fazer São Félix construir sua história,
E assim, historicamente a evoluir.
Pois, São Félix de Balsas tornou-se sua terra,
Lugar que ajudou a construir,
Incentivava os moradores a comemorar datas cívicas,
Criando escolas para alfabetizar as crianças,
Na educação buscando contribuir.
Ele tinha amor pela terra,
Espírito de liderança,
No comércio se destacava,
Era um investidor cheio de confiança.
Hoje é homenageado com a escola que tem o seu nome.
Nos promove uma bela lembrança.
A Escola Henrique Martins que para crianças e jovens deste lugar
É a referência para um futuro cheio de esperança.
 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitos Municipais (Galeria)

BIOGRAFIA - Manoel Pereira da Silva